Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 77 - Setembro 2011

Audiência pública na Câmara discutiu ginástica laboral

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados promoveu em 15 de setembro uma audiência pública para discutir a ginástica laboral como área de atuação dos profissionais da Educação Física e a importância da prática para a qualidade de vida do trabalhador.

A iniciativa do debate foi do deputado André Figueiredo, presidente da Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano. Ele destacou que a ginástica laboral proporciona bem-estar no ambiente de trabalho e previne a ocorrência de lesões, acidentes e o surgimento de doenças decorrentes da atividade ocupacional.

Figueiredo lembra ainda que o profissional da área é quem tem a formação e o amparo legal para atuar no planejamento, prescrição e dinamização de exercícios voltados aos funcionários. “Mesmo em um programa de saúde do trabalhador, com abordagem multiprofissional, que envolva Educação Física, Serviço Social, Medicina, Fisioterapia e Engenharia (Ergonômica), devem ser respeitados os limites e competências de cada profissão envolvida, para uma maior eficácia do programa”, disse o parlamentar.

Fonte: Agência Câmara
CREF4/SP fiscaliza Copa Coca-Cola

Entre 27 de agosto e 10 de setembro, o CREF4/SP efetuou intensa fiscalização às atividades da Copa Coca-Cola de futebol. A fiscalização teve como principal intuito a verificação de registro dos Profissionais de Educação Física que atuavam como técnicos das equipes.

A fiscalização encontrou pessoas que atuavam como técnicos sem ter graduação, nem registro profissional para exercer tal atividade.  Dos 13 núcleos de competição fiscalizados, em apenas um não foi encontrada qualquer irregularidade. Houve vários encaminhamentos ao Ministério Público, e técnicos que não puderam entrar em campo.

Além disso, os agentes de fiscalização e orientação do Conselho Regional encontraram, em alguns desses núcleos, forte resistência de representantes da organização do evento, que tentaram tumultuar o esforço de fiscalização. Em um núcleo de Ribeirão Preto, o agente do CREF4/SP foi totalmente impedido de exercer o seu trabalho pelo comitê dirigente, o que motivou registro de Boletim de Ocorrência por infração administrativa.

A ação foi realizada porque a Coca-Cola Industrias Ltda. não atendeu à solicitação do CONFEF a respeito da atuação dos profissionais de acordo com a legislação pertinente. Desconsiderando a legislação, a empresa alegou, erroneamente, que a Copa não estaria sob a tutela do Conselho por ser uma competição não profissional.
Colóquio sobre Doping e Suplementação Alimentar em SP

Como parte das comemorações ao Dia do Profissional de Educação Física, o CREF4/SP promoveu, em 3 de setembro, o "Colóquio sobre Doping e Suplementação Alimentar", com o objetivo de facilitar o encontro de ideias e conceitos entre os diferentes Conselhos Profissionais relacionados à saúde, visando a construção de um conjunto de ações que esclareçam a sociedade.

O Colóquio contou com a participação de representantes dos Conselhos Regionais de Educação Física, Medicina e Nutrição, formando uma visão multifacetada sobre o tema.
CREF13/BA-SE conduz fiscalização em Juazeiro (BA)

Em 19 de setembro, uma operação conjunta do CREF13/BA-SE com o Ministério Público e a Vigilância Sanitária em Juazeiro, no norte da Bahia, interditou três academias por funcionarem de maneira irregular. Das 21 academias da cidade, apenas três têm o alvará sanitário.

Em uma das academias visitadas, os fiscais encontraram equipamentos inadequados e não identificaram nenhum responsável técnico com formação de Educação Física. "É um trabalho conjunto desses órgãos para buscar a proteção da sociedade, que é o mais importante para nós”, pontua Gilberto Pacheco, representante do Conselho Regional.

As academias de ginástica devem ter o alvará da Vigilância Sanitária, além de possuir um Profissional de Educação Física registrado como responsável técnico. Todos os equipamentos devem estar dentro das normas técnicas exigidas pelo CREF.

Fonte: G1
Minas Gerais sediará I Fórum Internacional do Lazer em outubro

Está programado para 29 de outubro o I Fórum Internacional de Lazer, que será realizado no SESC Minas Gerais, em Belo Horizonte, com o apoio do CREF6/MG.

Além de pesquisadores brasileiros, palestrantes vindos da Austrália, Chile, Costa Rica, Equador, Inglaterra e México vão abordar o Lazer sob seus diferentes aspectos. Entre os temas a serem tratados, estão “Lazer, Idosos e Intergeracionalidade”, “Lazer, Saúde e Qualidade de Vida”, e “Lazer no setor público”, entre outros tópicos.

As inscrições para o evento são gratuitas, pelo site www.sescmg.com.br.