Quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 93 - Junho 2012

Ministério da Saúde lança cartilha de atividades físicas para portadores de HIV

Para auxiliar na melhora da qualidade de vida dos portadores de HIV, o Ministério da Saúde lançou, em 21 de junho, o manual Recomendações para a prática de atividades físicas para pessoas vivendo com HIV e aids.

A publicação, voltada para profissionais de Educação Física e outros profissionais da saúde, traz explicações sobre o que é o HIV, benefícios da atividade física para quem vive com o vírus, orientações nutricionais e exemplos de serviços de saúde que já desenvolvem projetos na área. A ideia é que os profissionais estejam aptos a receber os soropositivos no Programa Academias da Saúde, que implantará 2 mil polos de prática de atividades físicas e lazer em todo o Brasil.

O CONFEF participou da elaboração da cartilha e apoia a iniciativa. “Recomendações como essa são fundamentais para que todos percebam a importância da prática de exercícios físicos em quaisquer circunstâncias”, comentou o presidente do Conselho Federal, Jorge Steinhilber.

O manual completo está disponível neste link.
CREF6/MG participa do Projeto Saúde na Praça

No final de maio, o CREF6/MG participou, em parceria com a Associação Médica de Minas Gerais, do Projeto Saúde na Praça, que ofereceu palestras curtas, de 10 minutos, sobre saúde e bem-estar. A proposta era aproximar os profissionais de saúde e a sociedade para, dessa forma, orientar pessoas de todas as idades a manter hábitos saudáveis.

Cada especialidade dispôs de uma tenda específica para a realização de atividades, e também ficou responsável pela realização de palestras na tenda central do evento. Para essa tenda central, a Educação Física contribuiu com os temas “Atividade Física e Diabetes”, “Esporte, Infância e Adolescência” e “Atividade Física e Envelhecimento Saudável”. Na tenda do CREF6/MG, as pessoas puderam se orientar a respeito dos mitos e verdades sobre o exercício físico, a relação entre exercícios e hipertensão arterial, efeitos das atividades físicas sobre a glicemia, ginástica laboral e os benefícios da prática regular de exercícios físicos, entre outros assuntos.

“Foi uma excelente oportunidade, muito bem aproveitada pelo CREF6/MG, no sentido de fortalecer a Educação Física como profissão e de sua importância na área da saúde”, avalia Wilian Peres Lemos (CREF 000033-G/MG), que coordenou a participação do Conselho Regional no evento.
MP recomenda exigência de registro em Jogos Estaduais no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte encaminhou a Recomendação 002/2012 à secretária de estado da Educação e da Cultura, Betânia Leite Ramalho, sobre a exigência de registro nas competições esportivas estaduais, como os Jogos Estaduais.

O texto recomenda que a secretaria passe a incluir, nos regulamentos dessas competições, a exigência do Registro Profissional no CREF como condição para o exercício das funções de Técnicos, Assistentes Técnicos e Coordenadores das Modalidades Esportivas.

O MP também solicita que a secretaria passe a fiscalizar o cumprimento da exigência, “de modo a proteger a saúde e o bem estar das crianças e adolescentes participantes das competições esportivas”.

Fonte: CREF10/PB-RN
Portal vai facilitar acesso a publicações científicas

Os ministérios da Saúde e da Educação, junto com a CAPES, lançaram o portal Saúde Baseada em Evidências, possibilitando aos profissionais da área da saúde – entre eles, o Profissional de Educação Física – o acesso às melhores publicações científicas e a ferramentas como calculadoras médicas e de análise estatística.

A base de dados do portal foi selecionada a partir de um levantamento realizado por pesquisadores e docentes de universidades públicas. Foram levadas em conta a relevância e a atualização do conteúdo disponibilizado para atender as principais necessidades dos profissionais de saúde.

Para ter acesso ao site, o Profissional de Educação Física deve se cadastrar no sistema, informando seu número de registro, excluindo os zeros à esquerda. Em seguida, deve selecionar a UF do registro, informar sua data de nascimento e escolher uma senha de seis dígitos.
CREF2/RS promove III Fórum de Coordenadores de Cursos de Educação Física

O CREF2/RS promoveu, em 14 e 15 de junho, o III Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física do RS, realizado na cidade de Carazinho. Com o tema "Educação Física na área da Saúde e Educação: fundamentos, articulação e práticas sociais", o evento aproximou o Conselho dos coordenadores, debatendo o papel das instituições na formação da consciência profissional e da cidadania dos alunos.

Houve extensa troca de experiências dos gestores na área da Saúde e da Educação, por meio de relatos de práticas dos coordenadores. Na ocasião, estiveram presentes representantes das instituições UNISC, São Judas Tadeu, Ulbra (Campus Carazinho, Canoas e Cachoeira do Sul), UNILASALLE, UPF, FEEVALE, UNIJUÍ e UFRGS.

Para a coordenadora do curso de Educação Física da Ulbra Carazinho, Patricia Carlesso Marcelino (CREF 010842-G/RS), o evento proporcionou uma excelente reflexão sobre temas essenciais da Educação Física. “Pensamos as questões do cotidiano do ensino, tanto no Bacharelado como na Licenciatura, e também nossa inserção mais efetiva na Saúde Pública”, argumentou.

Fonte: CREF2/RS
Gurupi (TO) institui Dia do Profissional de Educação Física

Mais um município insere o 1º de setembro, Dia do Profissional de Educação Física, em seu calendário comemorativo. Em abril deste ano, o prefeito de Gurupi, no Tocantis, sancionou lei que institui o Dia Municipal do Profissional de Educação Física.

A lei autoriza o Poder Executivo de Gurupi a difundir a data pelos meios de comunicação institucionais e a incluí-la no calendário de comemorações do município. Além disso, com a lei, o Dia do Profissional de Educação Física passou a constar no Calendário Oficial da Cidade.

É o reconhecimento ao trabalho do Profissional de Educação Física sendo conquistado em todo o Brasil!