Quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 101 - Outubro 2012

Adeus ao Conselheiro Pimentel

O 2º vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física, Carlos de Souza Pimentel (CREF 000028-G/BA), faleceu em 28 de outubro, em Salvador. Profissional de Educação Física e advogado, diretor da Escola de Educação Física da Universidade Católica do Salvador, Pimentel foi um entusiasta da regulamentação profissional. Em 2002, foi o primeiro presidente da Seccional Bahia, quando o estado fazia parte da área de abrangência do CREF5/CE-PI-MA.

Pimentel foi um dos principais incentivadores para o registro de profissionais, e o aumento no número de associados baianos tornou possível a criação, em 2004, do 13º Conselho Regional de Educação Física, com sede na Bahia e que engloba também o Estado de Sergipe. Como reconhecimento ao trabalho desenvolvido na criação do CREF13/BA-SE, Carlos de Souza Pimentel foi indicado seu primeiro presidente. Além de suas tarefas como conselheiro federal, Pimentel também ocupava o cargo de vice-presidente do Sindicato de Profissionais de Educação Física da Bahia (Sinpef-BA).

O Sistema CONFEF/CREFs lamenta sua partida, relembrando seu papel fundamental na regulamentação da Educação Física e na construção e evolução de nossa profissão no Brasil. Neste momento difícil, nossos pensamentos vão para seus familiares e amigos.
Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa exige registro dos técnicos

A Coordenadoria de Arbitragem da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa emitiu Nota Oficial reforçando a obrigatoriedade de técnicos apresentarem o comprovante de registro profissional ao árbitro responsável, para poderem ficar na área de jogo durante as partidas do 43º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. A competição será realizada entre 30 de outubro e 4 de novembro, no Clube de Campo de Piracicaba (SP), e reunirá mais de mil atletas olímpicos e paralímpicos de todo o país.

"Seguindo o Estatuto da entidade, conforme descrito no Artigo 4, informamos que os técnicos que se inscreveram deverão apresentar o CREF para atuar na competição", explicou o coordenador nacional de arbitragem, Adalberto Ferraz (CREF 012191-P/MG).

Ações como essas mostram que as confederações esportivas são grandes aliadas do Sistema CONFEF/CREFs na garantia de que a Lei 9696/98 seja cumprida e os atletas brasileiros sejam atendidos por profissionais capacitados e habilitados.

Fonte: CBTM
CREF2/RS garante exigência de registro para dar aulas

O CREF2/RS garantiu, no último dia 19, uma importante vitória para todos os Profissionais de Educação Física do Estado. O 2º Grupo Cível do Tribunal de Justiça do RS proferiu acórdão reconhecendo a obrigatoriedade de graduação e registro no Conselho para atuação no magistério estadual como professor de Educação Física.

O motivo da ação foi um edital publicado em 2011 pela Secretaria Estadual de Educação, que previa a possibilidade de contratação temporária de professores de Educação Física sem graduação na área, bem como sem Registro junto ao Conselho Profissional. Com a decisão, além de tornar obrigatória a graduação em Educação Física e o Registro no CREF2/RS para atuação nas escolas estaduais, as contratações que não obedeceram tais requisitos foram declaradas ineficazes pelo Judiciário gaúcho.

Fonte: CREF2/RS
Santos (SP) exige Profissional nas academias populares

No município de Santos (SP), desde 4 de outubro é obrigatória a presença de Profissional de Educação Física para acompanhamento e orientação de pessoas que utilizem os equipamentos instalados para a prática de exercícios físicos em praças e parques da cidade. Caberá ao profissional auxiliar o usuário na correta utilização dos equipamentos.

A obrigatoriedade da presença de Profissional de Educação Física nestes espaços foi determinada pela Lei Municipal nº 2.862. O CREF4/SP vem debatendo e procurando orientar a todos os envolvidos com as questões das academias “populares” ou “ao ar livre”, sobre a importância da presença do Profissional de Educação Física nesses locais, a fim de evitar prejuízos à saúde da população.

Fonte: CREF4/SP
Agradecimento
O CONFEF agradece à profissional Suzete Coló Rossetto (CREF 063375-G/SP) pelo envio do livro Acupuntura Multidisciplinar para integrar o acervo da Biblioteca do Conselho Federal. Publicações como esta servem de suporte para o aperfeiçoamento constante da Educação Física brasileira e da sua integração com as demais profissões da área da saúde.