Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Fale conosco
Nº 114 - Maio 2013
Boletim Eletrônico do CONFEF
Lei municipal institui Semana da Educação Olímpica em Caicó (RN)
Desde o último dia 13 de maio de 2013, foi instituída nas Escolas Municipais de Caicó (RN), a Semana da Educação Olímpica. De acordo com a Lei 4.576/2013, que incluiu o evento no calendário das escolas do município, a Semana deverá ser realizada no dia 23 de junho, quando é comemorado o dia olímpico, sempre observando o caráter multicultural que caracteriza o esporte.

Assim, devem ser priorizadas atividades que "apresentem valores de modo a educar, engajar e influenciar crianças e jovens para o desenvolvimento social e do comportamento ético em prol da cidadania e da comunidade", traz o texto da Lei.

Fonte: CREF10/PB-RN
CREF3/SC e Vigilância Sanitária realizam fiscalizações e visitam 70 estabelecimentos

O CREF3/SC em conjunto com a Vigilância Sanitária visitou, nos primeiros 17 dias do mês de maio, 70 estabelecimentos onde há prática de atividade física nos municípios de Chapecó, Itajaí, Joinville, Palmitos, Caibi, Mondai e na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Seara. A principal irregularidade apurada foi a ausência do responsável técnico e/ou seu substituto.

“Neste sentido, vale lembrar que conforme LeiI Nº 10.361, de 10 de janeiro de 1997 e Decreto Nº 3.150, de 25 de agosto de 1998 Art. 10. Parágrafo 2º, a presença do responsável técnico é obrigatória durante todo horário de funcionamento, sendo assim, a academia só pode ser aberta quando o responsável técnico ou seu substituto estiverem presentes”, expõe Cristiane Lindner Giorgi [CREF 010363-G/SC], supervisora de atividades fins do CREF3/SC.

Na cidade de Chapecó um estabelecimento foi interditado, pois além de apresentar irregularidades físicas junto à Vigilância Sanitária, estava funcionando sem a presença do responsável técnico.

Em Palmitos, Caibi e Mondaí, a Agente de Orientação e Fiscalização Joana Bastos Matos [CREF 011042-G/SC], junto com as Vigilâncias Sanitárias locais identificou estabelecimentos funcionando sem registro no Conselho, em desacordo com a Lei Nº 6.839, de 30 de outubro de 1980.

Já na cidade de Joinville, a Agente de Orientação e Fiscalização Leandra Capanema Teixeira [CREF 010002-G/SC], constatou 13 estabelecimentos funcionando sem o registro no CREF3/SC. Os estabelecimentos sem registro receberam um auto de infração e terão 30 dias para se adequarem ao CREF3/SC e a Vigilância Sanitária.

Fonte: CREF3
CREF5 implanta PROGRAMA CREF ITINERANTE

Desde o último mês de abril que o CREF5/CE-PI–MA implantou o programa denominado “CREF Itinerante”. A finalidade é aproximar o CREF5 dos profissionais de Educação Física, as empresas prestadoras de serviço na área de atividades físicas desportivas e similares, que se encontram localizadas nas regiões distantes da sede regional e de suas seccionais.

O programa conta com a participação dos profissionais registrados das regiões a serem visitadas, que, através da interação via site do Conselho, indicam as demandas da região. De acordo com essas demandas, o CREF oferta cursos que vão suprir as necessidades e interesses dos profissionais da região contemplada.

Os dois principais objetivos do programa são garantir a sociedade que os serviços prestados na área da atividade física, esportiva e similares nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, sejam de fatos exercidos por profissionais de Educação Física habilitado pelo Sistema CONFEF/CREFS e que as empresas prestadoras de serviços na área de atividade físicas esportivas e similares estejam devidamente credenciadas garantindo qualidade e segurança no serviço prestado ao usuário; Facilitar o acesso dos profissionais e empresas prestadoras de serviço na área de atividades físicas, desportivas e similares aos serviços administrativos do CREF5 /CE-PI-MA.

Fonte: CREF5/CE-PI-MA
CREF8 instala cinco seccionais

Cinco novas seccionais do CREF8/AM-AC-AP-PA-RO-RR foram instaladas recentemente com o objetivo de dinamizar o trabalho do Conselho visando o desenvolvimento e fortalecimento do Sistema CONFEF/CREFs na sua região de atuação.

As novas seccionais são: Pará - em Belém (PA); Acre - em Rio Branco (AC); Amapá - em Macapá – (AP); Rondônia - em Porto Velho (RO); Roraima - em Boa Vista (RR). As resoluções de instalação foram publicadas no Diário Oficial da União.

Tal medida se deu através de discussão na Diretoria do CREF8, pleiteada pelos coordenadores estaduais e discutidas no Plenário do Conselho.

Fonte: CREF8
Audiência realizada em Alegrete (RS) discute presença do Professor de Educação Física nas séries iniciais

Uma Audiência Pública sobre a obrigatoriedade da formação, em Curso Superior de Educação Física para a docência da disciplina Educação Física no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Alegrete, foi realizada no último dia 24/05 na Câmara Municipal da cidade. O tema, que já foi analisado pela Comissão de Justiça e Redação agora vai para a análise dos parlamentares.

Durante as duas horas de intenso debate, as diversas manifestações sobre a referida lei, o papel do Professor de Educação Física junto as séries iniciais da Rede Municipal, os  vários benefícios, seja na área da saúde, no aprendizado da criança, nas partes cognitivas e motoras,  a prática do esporte como inclusão social, o lazer e as atividades lúdicas, é a reflexão que o Conselho de Educação Física tem feito em todo o País, que o Profissional habilitado que busca o seu espaço, também exerça suas atividades nas séries iniciais, desde o 1º ano do Ensino Fundamental.

A audiência contou com as presenças do vereador e Profissional de Educação Física, Professor Garcia [CREF 000002-G/RS] e da Conselheira e Presidente da Câmara de Educação Física Escolar CREF2/RS, Miryam Brauch [CREF 006834-G/RS].

Fonte: CREF2
Profissional de Educação Física recebe título de Professor Emérito da UFRJ
No próximo dia 07 de junho a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) concederá o título de Professor Emérito ao Profissional de Educação Física, Vinicius Ruas Ferreira da Silva [CREF 008617-G-RJ].

A Concessão foi aprovada pela Congregação da Escola de Educação Física e Desportos e pelo Conselho de Coordenação do CCS. O Conselho Universitário aprovou, por unanimidade e aclamação, a concessão do título, de acordo com o parecer favorável da Comissão de Ensino e Títulos.

A solenidade de entrega do título será às 16h no Salão Eletrobrás de Altos Estudos, localizado na Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo, Rio de Janeiro (RJ).
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF 
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo  terminantemente contra qualquer prática de Spam.