Sábado, 29 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 116 - Junho 2013
Boletim Eletrônico do CONFEF
CREF9/PR realiza mutirão de fiscalização e atendimento nos Jogos Abertos do Paraná

O CREF9/PR, representado pelos seus agentes, realizaram durante os Jogos Abertos do Paraná, a fiscalização e identificação de profissionais. A finalidade da vistoria foi impedir que pessoas não habilitadas atuassem como técnicos, auxiliares ou preparadores físicos.

Além da inspeção, o CREF9 levou às regiões o seu Posto de Atendimento Itinerante, trazendo um maior conforto aos profissionais, que evitaram ir até a sede em Curitiba. O CREF entrega cédulas, boletos, dá orientações, entre outros atendimentos.

Fonte: CREF9/PR
CREF2/RS levanta discussão sobre a Educação Física nas escolas

O CREF2/RS, através da Câmara de Educação Física Escolar, realizou no dia 13/06, durante a 20ª Convenção Brasil, o Seminário de Educação Física Escolar, na Sociedade de Ginástica Porto Alegre(Sogipa). Estiveram presentes como palestrantes, os professores Eliana Alves [CREF 002649-G/RS], Márcia Cruz [CREF 007542-G/RS] e Carlos Pilenghi Costa [CREF 001690-G/RS], além do o vereador Professor Garcia [CREF 000002-G/RS].

Uma das principais reivindicações defendidas pelo CREF2/RS é a obrigatoriedade da presença do Profissional de Educação Física nas séries iniciais do ensino público. Atualmente, nas escolas estaduais, as aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental são ministradas por professores generalistas, o que exclui cerca de 300 mil crianças da iniciação esportiva no Estado.

Segundo o Professor Garcia, atualmente as crianças apresentam doenças que até pouco tempo eram relacionadas aos adultos, como hipertensão, glicose alta e colesterol. “Para preveni-las, temos que contar com a orientação correta do Profissional habilitado nas aulas de Educação Física nas séries iniciais”.

Registro no CREF - Inclusive, a posse no cargo de Professor de Educação Física do Colégio Militar de Porto Alegre será deferida apenas aos candidatos aprovados que comprovarem o registro no CREF. É o que determina o General de Divisão do Exército Brasileiro, Antônio Hamilton Martins Mourão, em ofício ao CREF2/RS. A deliberação se refere ao Edital nº001/DECEX, de 12 de abril.

Fonte: CREF2/RS
Plenária realizada pelo CREF3/SC debate parceria com o PROCON

Nos dias 14 e 15 de junho, o CREF3/SC realizou Reunião Plenária em Chapecó. No dia 14 foi realizada uma reunião com a comunidade e contou com a presença de diversas entidades diretamente ligadas com as ações desenvolvidas pelo Conselho.

O encontro teve como objetivo divulgar a nota técnica do PROCON/SC e esclarecer as intervenções dos Profissionais de Educação Física, bem como buscar uma aproximação com as entidades, visando ações conjuntas para que a sociedade seja atendida com qualidade e segurança por Profissionais qualificados.

Fonte: CREF3/SC
Seccional-MT encontra irregularidades em Primavera do Leste (MT)

Duas academias foram fiscalizadas em Primavera do Leste (MT) durante Congresso Técnico e na abertura do 9° Jogos Escolares Regionais de Mato Grosso. Em uma delas foram constatadas irregularidades, além de dois profissionais atuando com pendências no CREF. A fiscalização foi realizada pelo Presidente da Seccional-MT do CREF11, Carlos Eilert [CREF 000015-G/MT].

Durante a competição foi constatado que o técnico da equipe de handebol da Chapada dos Guimarães estava com irregularidades junto ao CREF11 e o mesmo foi impedido de acompanhar a partida.

O evento, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de junho, contou com presença de 35 Profissionais de Educação Física e participação de cerca de 500 atletas, oriundos de várias cidades do Estado.

Fonte: CREF11/MS-MT
CREF12 Seccional Alagoas firma convênio com Tribunal de Justiça para fiscalizar academias
O CREF12/PE-AL, através de seus representantes, firmou convênio de cooperação com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A parceria visa tomar medidas protetivas, com fiscalização em academias do estado, identificando irregularidades, bem como o uso de esteroides e anabolizantes.

A Presidente do CREF12, Nadja Harrop [CREF 000288-G/PE] destacou que já foi feito o levantamento das academias do estado, mas que é necessária a atuação conjunta com agentes da polícia para que sejam tomadas iniciativas de coibição da atuação de pessoas que não são profissionais.

O presidente da seccional do Conselho em Alagoas, Stanley Magalhães [CREF 000217-G/AL], apresentou as medidas de verificação das unidades no estado. “Nós recebemos as denúncias e encaminhamos aos órgãos competentes. Temos ação conjunta com a Polícia Militar e precisamos esperar todo um processo porque não podemos invadir as academia”, salientou Stanley.

Fonte: Ascom TJ/AL
CREF7/DF e Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal publicam Nota Técnica
A Vigilância Sanitária do Distrito Federal publicou recentemente uma Nota Técnica que tem por objetivo implantar um programa de vigilância sanitária em prestadores de atividades físicas e afins com atuação no DF. As ações serão executadas em conjunto com a equipe de fiscalização CREF7/DF.

A Nota Técnica propõe a fiscalização de diversas condições de oferta regular de serviços, em termos profissionais, tais como:
  • A situação do responsável técnico pelo estabelecimento perante o CREF;
  • A presença de Profissionais de Educação Física registrados no CREF;
  • A regularidade dos estágios e a presença de supervisores de estágio;
  • O certificado de registro da empresa no CREF.

Fonte: CREF7/DF

Câmara Técnica da Ginástica Laboral é criada no Paraná

A primeira reunião oficial da recém-criada Câmara Técnica da Ginástica Laboral pelo CREF9/PR foi realizada no último dia 21/06. O principal objetivo da Câmara, presidida pelo conselheiro Rony Tschoeke [CREF 004979-G/PR] e composta por empresários que atuam no setor, é normatizar e desenvolver a atividade no Paraná.

A reunião foi realizada na sede do CREF9/PR, onde foram discutidas questões estratégicas para o crescimento sustentável da ginástica laboral. “É gratificante perceber o nível de excelência e maturidade coletiva demonstrado pelos empresários do setor, os quais expressam um grande interesse em fortalecer essa área de atuação, reconhecendo o CREF9/PR como um valioso aliado nesse processo” declarou Rony.
Fonte: CREF9/PR

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF 
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo  terminantemente contra qualquer prática de Spam.