Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Fale conosco
Nº 117 - Julho 2013
Boletim Eletrônico do CONFEF
Frente Parlamentar em Defesa da Educação Física deve ser criada nos próximos dias em Mato Grosso

Durante audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá (MT), o vereador e Profissional de Educação Física, Allan Kardec [CREF 001473-G/MT] anunciou a criação, para os próximos dias, de uma Frente Parlamentar em Defesa da Educação Física, Desporto e Lazer. A ideia é que na próxima audiência, prevista para o dia 4 de setembro, essa Frente já esteja em plena atuação e possa apresentar o resultado dos trabalhos.

"É interessante que se faça uma reunião já nos próximos dias para começar a definir isso. O Conselho está disposto a participar e ampliar a reunião entre as universidades de Educação Física a partir da criação desse grupo para auxiliar na criação do Plano de Política Pública Municipal do Esporte, Desporto e Lazer”, ressaltou o Presidente do CREF11 Seccional Mato Grosso, Carlos Alberto Eilert [CREF 000015-G/MT], presente no evento.

Além da falta de estrutura nas escolas, praças e miniestádios para a prática de atividades esportivas, a ausência de investimentos e projetos que beneficiem alunos da rede pública, também foram apresentadas algumas propostas a serem discutidas em conjunto para criação do Plano Municipal de Esporte e Lazer do município. A audiência reuniu professores, presidentes de federações esportivas, representantes de associações de bairros e atletas.

Fonte: Diário de Cuiabá
Academia irregular é interditada em Campo Grande (MS)

Em vistoria realizada em Campo Grande (MS), na semana passada, pelo CREF11/MS-MT em parceria com o Procon e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do MS (Crefito 13), interditou uma academia por apresentar diversas irregularidades. A proprietária da academia que é formada em Fisioterapia e também ministrava atividades físicas estava irregular com o CREF, Crefito e Vigilância Sanitária.

O CREF11/MS-MT lavrou auto de infração ao estabelecimento por não apresentar registro de Pessoa Jurídica e por exercício ilegal da profissão. O estabelecimento já havia sido orientado, há dois anos, para se regularizar.

Balanço- Nos quatro primeiros meses de 2013, o CREF11/MS-MT esteve presente em 38 cidades. Em Mato Grosso do Sul o Conselho lavrou 102 autos de Infração, 59 termos de orientação e ainda expediu 39 autos de intimação. Em Mato Grosso, a ação contabilizou 38 casos de exercício ilegal da profissão, 26 pessoas jurídicas sem registro e 31 profissionais com algum tipo de pendência. Foram lavrados 33 Termos de Orientação e 56 Autos de Infração.

Fonte: CREF11/MS-MT
Concurso da PM de Tocantins exige registro no CREF para avaliadores do Exame de Capacidade Física

A Polícia Militar do Estado de Tocantins expediu edital de concurso público para preenchimento de vagas na corporação. Dentre as regras publicadas no artigo 9.17 está a exigência de Registro no CREF para os avaliadores do Exame de Capacidade Física (ECF) que faz parte da segunda etapa do concurso.

Fonte: CREF14/GO-TO
Em Curitiba, Profissionais de Educação Física garantem oito vagas na Conferência Municipal de Saúde

O CREF9/PR conquistou o direito de indicar oito delegados para a Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada nos dias 22 a 24/11 em Curitiba (PR). A escolha dos profissionais ocorreu na Plenária dos Trabalhadores em Saúde do Município, no último dia 04/07.

Para disputar as 152 vagas disponíveis, o evento contou com a participação de 27 entidades da área de saúde, totalizando mais de 300 especialistas. Representando o CREF9/PR estiveram presentes 14 profissionais de Educação Física.

Após reunião plenária, o CREF9/PR deverá indicar sete delegados titulares, sete suplentes, além do conselheiro Marcelo Hagebock [CREF 010101-G/PR], que ocupa vaga nata. Estes delegados irão integrar as Conferências Distritais e Municipal de Saúde, que definem as políticas públicas de saúde de Curitiba. .

Fonte: CREF9/PR
Ministério da Saúde lança edital de recebimento de experiências no SUS

Foi lançado no último mês, edital de chamada de experiências para o Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Podem ser enviados até o dia 31/08, relatos de qualquer experiência realizada no SUS, desenvolvida em qualquer ponto da Rede de Atenção à Saúde, além de experiências relacionadas a gestão das ações em saúde focadas na obesidade, tanto no tratamento como na prevenção e na promoção da saúde.

O Laboratório de Inovação tem como missão a identificação, sistematização, valorização e compartilhamento de lições e práticas de gestão inovadoras no enfrentamento da obesidade, participativas e deliberativas, produzindo subsídios para os O edital foi lançado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS).

Fonte: Portal da Inovação na Gestão do SUS
CREF12/PE-AL orienta Secretarias de Educação e Saúde em Pernambuco e Alagoas

O CREF12/PE-AL esteve presente em diversas Secretarias Municipais de Educação, Esporte e Saúde de Pernambuco e Alagoas, no primeiro semestre 2013, com o objetivo de orientar sobre a importância da prática de atividades nas séries iniciais da educação básica. Foram visitadas 36 Secretarias de Educação e 18 de saúde.

A proposta das visitas foi estabelecer parcerias visando assegurar que os serviços prestados nas áreas de atividades físicas, desportivas e similares, quer sejam dinamizadas na Educação Física, no treinamento esportivo e em projetos sociais, sejam, obrigatoriamente, ministradas, orientadas e coordenadas por Profissional de Educação Física na abrangência do CREF.

Fonte: CREF12/PE-AL
Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF 
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo  terminantemente contra qualquer prática de Spam.