Sexta-feira, 28 de abril de 2017
Fale conosco
Nº 120 - Agosto 2013
Boletim Eletrônico do CONFEF
Comitê Olímpico abre inscrições para Academia Brasileira de Treinadores

A partir do dia 04/09, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estará com inscrições abertas para a segunda turma da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Serão oferecidas 102 vagas para profissionais de judô, lutas associadas e taekwondo. Para se inscrever é preciso estar devidamente registrado junto ao Conselho Regional de Educação Física e, preferencialmente, filiado a Confederação Brasileira da respectiva modalidade.

O curso é inteiramente financiado pelo COB através de bolsas concedidas aos treinadores. Os formados receberão certificado de Treinador Nacional em Esporte de Alto Rendimento, na área de concentração Desenvolvimento Esportivo ou Aperfeiçoamento Esportivo, dentro da classificação que lhe for concebida. As inscrições no site vão até o dia 25/09.

A ABT é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), departamento de educação do COB, com o objetivo de melhorar o sistema de preparação esportiva no país, preenchendo a carência na formação do treinador esportivo de alto rendimento com vistas aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e ao futuro do esporte nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação COB
Presidente do CREF9/PR recebe título de Cidadão Honorário de Curitiba (PR)

O presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco [CREF 000009-G/PR], recebeu na última sexta-feira, 30/08, o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A honraria foi devido a sua atuação em prol da sociedade, na defesa da qualidade dos serviços oferecidos pelos Profissionais de Educação Física à população. Nascido em Maringá, em 1954, Branco passou a residir em Curitiba, no ano de 2007 ao assumir a gestão do CREF9/PR, onde firmou laços fortes com a cidade.

Branco será o primeiro Profissional de Educação Física a receber o título de cidadão honorário na capital paranaense. “Esta conquista muito me honra, mas honra muito mais a classe dos Profissionais de Educação Física e do Sistema CONFEF/CREFs, que a cada dia mais se consolida, e se torna mais necessário à sociedade”, afirma o Presidente.

Fonte: CREF9/PR

Dia Municipal do Profissional de Educação Física é instituído em Luziânia (GO)

Pela primeira vez Luziânia, a 5ª maior cidade do estado de Goiás, irá comemorar o Dia Municipal do Profissional de Educação Física. A data será celebrada em 1º de setembro, quando a profissão é homenageada nacionalmente. A Lei que institui o dia do Profissional na cidade foi aprovada em abril deste ano na Câmara dos Vereadores.

O Vereador autor da lei, Elvis Macário Rodrigues dos Santos [CREF 000734-P/GO], é Profissional de Educação Física e divide seu tempo entre as aulas de Capoeira para crianças carentes e o Curso Superior de Educação Física. Elvis ainda faz parte da Comissão de Estudantes do CREF14/GO-TO, denominada CREF-Acadêmico.

No dia 1º de setembro será realizada na Câmara, uma sessão especial em homenagem aos Profissionais de Educação Física, com a presença do Prefeito e demais parlamentares.

Fonte: CREF14/GO-TO
Seminário sobre Educação Física Escolar, uma iniciativa da Editora Abril em parceria com o CONFEF

No dia 23/08, foi realizado o Seminário Educação Física na Escola, de tema "A importância da Educação Física para o desenvolvimento da criança e do jovem". O evento, promovido pelo Educar para Crescer da Editora Abril em parceria com o CONFEF, foi transmitido ao vivo para todo o país.

Abrindo as apresentações, o Presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ], resumiu a importância das políticas públicas de ensino de educação física na construção de uma potência olímpica. “A Educação Física age na aquisição de valores olímpicos, como a excelência, a amizade e o respeito, bem como na formação do indivíduo para o alcance do equilíbrio do corpo, da mente e do espírito. É imprescindível, na medida em que é a única disciplina que permite o desenvolvimento necessário para levarmos a vida adulta de maneira saudável.”

O Seminário contou ainda com a presença do Diretor do Departamento de Base e de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes [CREF 000102-G/DF], do Conselheiro Federal e professor da Universidade Estadual do Ceará, Antonio Ricardo Catunda [CREF 000001-G/CE], da Secretária de Educação do Município de São Paulo, Maria Emilia de Lima, além de Presidentes dos CREFs, Conselheiros Federais Regionais, Profissionais de Educação Física e representantes de secretarias de Educação e de Esporte de várias cidades.

Biblioteca CONFEF recebe mais uma obra para a coleção

Todo mundo sabe que se exercitar é importante. Mas por que razão parece tão difícil iniciar ou voltar a praticar um esporte? No livro “Saúde Raí: Como gostar de Esporte”, recebido esse mês pela biblioteca CONFEF, Raí conta histórias divertidas da sua juventude e como seus pais incentivaram a atividade física entre os seis filhos.

As histórias são acompanhadas de explicações de 36 renomados especialistas, que apontam como os estudos científicos confirmam as táticas adotadas na família do craque. A ideia é inspirar os leitores a fazer o mesmo em casa. Visite o site e a fanpage do livro aqui .

O CONFEF agradece a doação de mais uma obra importante para enriquecimento do nosso acervo.

Destaques da Educação Física são premiados em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul

Pelo quarto ano consecutivo, o CREF3/SC realiza a entrega da Medalha do Mérito da Educação Física 2013, onde são homenageados três esportistas e uma entidade. A iniciativa integra a programação da semana do Profissional de Educação Física. A solenidade anual de entrega aconteceu na última sexta-feira, dia 30/08, em Florianópolis. Os homenageados da noite foram Luiz Antônio Zarelli Martinez [CREF 000828-G/SC], Hilmar Luiz Clasen [CREF 001150-G/SC], Roque Rohr [CREF 002631-G/SC] e a Racer Academia de Ginástica Ltda, como pessoa jurídica.

No Rio Grande do Sul, a entrega do Troféu Destaque premiou dez profissionais de diferentes áreas de atuação na Educação Física e duas instituições. Marcaram presença no evento autoridades como o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, José Edgar Meurer [CREF 001953-G/RS], a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, o secretário municipal da Copa, João Bosco Vaz, o secretário-adjunto da SMIC, José Oliveira Peres, o representante da FUNDERGS, Pedro Paulo Guimarães [CREF 006602-G/RS]b, além do deputado estadual Carlos Gomes e do vereador Professor Garcia [CREF 000002-G/RS].

Fonte: CREF2/RS
CREF9/PR participa de mutirão da saúde Bem-Estar

No dia 21/08, o CREF9/PR esteve presente no mutirão de saúde Bem-Estar, promovido pela RPCTV, em Curitiba (PR). Dentre as atividades de saúde oferecidas à população, os programas de ginástica laboral e avaliação do perfil de estilo de vida marcaram presença.

Os Profissionais de Educação Física ouviram a população para conhecer seus hábitos, avaliando a alimentação, a atividade física, a qualidade do sono, o comportamento preventivo e o relacionamento. Ao final da avaliação, os Profissionais orientaram quais os hábitos que deveriam ser adotados para uma vida mais saudável.

“Essa ação global envolveu todas as classes de saúde, e nós tivemos a oportunidade de expor duas das áreas da atividade física, a de avaliação da qualidade de vida e destacar a ginástica laboral. Foi importante para destacar que o Sistema CONFEF não é voltado exclusivamente para a fiscalização, mas para a promoção do bem-estar da população”, ressalta Antonio Eduardo Branco [CREF 000009-G/PR], Presidente do CREF9/PR.

Além da transmissão ao vivo para o programa Bem Estar, o evento teve links para o telejornal Paraná TV – 1ª edição. Clique aqui para assistir.

Fonte: CREF9/PR
Dia do Profissional de Educação Física é comemorado na Câmara dos Deputados

No dia 29/08, foi realizada na Câmara dos Deputados, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física. A solenidade, sob a coordenação do Conselheiro Lúcio Rogério [CREF 000001-G/DF] e da Presidente do CREF7/DF Cristina Calegaro [CREF 000001-G/DF] ressaltou a importância do Profissional de Educação Física na promoção de saúde, cidadania e melhor qualidade de vida.

Estiveram presentes na sessão Deputados, Senadores, Ministro, Secretários Distritais, representantes de entidades Federais e Distritais, IES, empresários, Presidentes dos CREFs, Conselheiros Federais, Regionais e Profissionais e Estudantes de Educação Física, além do Presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber [CREF 000002-G/RJ].

De acordo com Presidente do CONFEF Prof. Jorge Steinhilber, o dia foi muito importante para os Profissionais homenageados. "Foi espetacular! Pela primeira vez, mais de oito Deputados utilizaram a tribuna para prestar homenagens ao Profissional de Educação Física. Foi um dia emocionante, de reconhecimento e de valorização aos Profissionais de Educação Física”, destacou.

Em breve o vídeo completo da homenagem estará disponível em nossos portais de comunicação.

Atenção:
O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF 
não envia mensagens eletrônicas não autorizadas, sendo  terminantemente contra qualquer prática de Spam.