CONFEF - Conselho Federal de Educação Física
Quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Fale conosco
CONFEF Notícias

Publicada em: 30/03/2017 às 15h32m
Autor: Comunicação - CONFEF

CREF2/RS adere ao Programa Trabalho Seguro

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson [CREF 001910-G/RS] e a presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, assinaram, no dia 9 de março, no Salão Nobre do Tribunal, o termo de adesão do CREF2/RS ao Protocolo de Cooperação Técnica do Programa Trabalho Seguro. O Programa foi instituído em 2011, por iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior de Justiça do Trabalho, em parcerias com diversas instituições públicas e privadas, tendo como principal objetivo a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Beatriz Renck, presidente do TRT4, afirmou na ocasião que a preocupação da Justiça do Trabalho é que haja condições de trabalho saudáveis e que não contribuam para o desenvolvimento de doenças profissionais e acidentes do trabalho. "Essa precaução se estende a todos administradores, magistrados e funcionários do Tribunal, para que possamos ter o máximo de condições necessárias no trabalho. É evidente que estudaremos com carinho a proposta de Ginástica Laboral do CREF2/RS para que também adotarmos no nosso órgão”.

A desembargadora reforçou a importância da participação do Conselho nas atividades do programa “pois hoje temos bem a noção bem clara que a atividade física é uma fonte de saúde. Antigamente nós pensávamos que a pessoa depois de uma certa idade deveria ficar em repouso, mas é justamente ao contrário, quanto mais fortalecimento muscular, menos estaremos suscetíveis a doenças como LER, DORT e acidentes do trabalho”, ressaltou.

Segundo a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson, a promoção da saúde e a consequente prevenção de acidentes é uma batalha incorporada na Educação Física desde muito tempo. "Esta parceria nos dá fôlego e mais força para atingirmos os objetivos propostos. Nos sentimos muito honrados com esta parceria e almejamos a construção de vários projetos conjuntos", asseverou.

O gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Raul Zoratto Sanvicente, comemorou a chegada da nova instituição parceira. “O CREF2 nos traz valorosas ferramentas de prevenção dentro de sua especialidade. A Ginástica Laboral, por exemplo, é um conceito que poderemos compreender melhor e aplicar em futuras ações do programa”, analisou.

O vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa Lauro Aguiar [CREF 002782-G/RS], explicou ao gestor do Programa que o CREF2/RS quer capacitar os profissionais de Educação Física com conhecimentos dos processos industriais e empresariais. "Pretendemos que ele tenha maior aprendizado de normas, regras, CIPAs, e ergonomia, para que tenhamos um maior número de profissionais capacitados atendendo a necessidade do trabalhador". Aguiar reafirmou que a saúde proposta pela Educação Física é uma ação positiva e de prevenção. “Procuramos o Programa para obtermos informações sobre legislação e os aspectos que possam favorecer a empresa no fornecimento deste tipo de atividade”.

Também participaram da solenidade o vice-presidente do TRT-RS, desembargador João Pedro Silvestrin, o diretor-financeiro da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), juiz Márcio Lima do Amaral, o chefe do Centro Estadual da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Luiz Gustavo Iglesias, a diretora-geral do TRT-RS, Bárbara Burgardt Casaletti e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Sindicato Federal no RS (Sintrajufe-RS), Ruy Bittencourt de Almeida Neto.
O Conselho Legislação Sistema CONFEF/CREFs Registrados Inscrição/Registro Comunicação Utilidades Eleição CONFEF 2016