(...) De acordo com a Associação Americana de Diabetes (ADA), as mais recentes recomendações sobre a prática de exercícios físicos para pessoas com diabetes dão conta que pacientes adultos devem praticar pelo menos duas horas e meia por semana de atividade aeróbia, de intensidade moderada, ao menos três vezes por semana. Na ausência de contraindicações, recomenda-se a realização de treinos de resistência, duas a três vezes por semana, em dias alternados.
Entre as recomendações da ADA estão a redução do tempo sedentário com a interrupção dos intervalos nas atividades sentadas a cada 30 minutos, além dos treinos de flexibilidade, força muscular e equilíbrio para idosos com diabetes, de duas a três vezes por semana.
Já crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 ou 2, ou pré-diabetes, devem participar de atividade aeróbica de intensidade moderada a forte, aliada ao trabalho de fortalecimento muscular e ósseo por pelo menos 1 hora por dia, três vezes por semana. (...)
"Para uma aula de Educação Física de qualidade, é imprescindível a presença de Profissional de Educação Física com formação adequada, ambientes que permitam a realização das atividades, preferencialmente em quadras esportivas cobertas, disponibilidade de materiais esportivos e um conteúdo que atenda às necessidades atuais das crianças, adolescentes e jovens", afirmou Hamm. (...)